Kindergarten Hänsel und Gretel

Pedagogia

O menino é o pai do adulto

William Wordsworth

Quer dizer, na primeira infância, que vai até o início da troca dos dentes de leite, é formada a base emocional, comportamental e psíquica do ser humano.

Nosso projeto pedagógico visa promover a formação desse ser humano: sua identidade, autoconfiança, autoestima, personalidade, habilidades sociais e desenvolvimentos como: percepção, criatividade e raciocínio lógico, reflexão crítica analítica e autonomia. Fantasia e criatividade são base para uma rica vida criadora e realizadora. (Jung, Piaget, Steiner, Montessori, Vygotsky)

O mais importante que se leva para a vida adulta são a autoestima e a autoconfiança.

Uma convivência com amizade e sem concorrência nessa faixa etária eleva a autoconfiança. A competição na primeira infância não fomenta a autoestima, ao contrário, pode levar a distúrbios psicológicos. Primeiramente a criança precisa conhecer e desenvolver suas habilidades. (Steiner, Wallon. Rousseau, Froebel) O artesanato diário, também favorece a autoconfiança.

Com amor e afeto a criança sente-se acolhida, tranquila e livre, sem pesos nem medos. (Winnicott, Steiner) A liberdade regrada e a rotina fornecem segurança à criança. (Dreikurs&Soltz, Winterhoff, Ezzo&Buckman)

Pelo movimento, atividade física, artesanato, teatro, brincar, jogos, cozinhar, plantar como autores de sua própria vida, as crianças formam uma rede neural ampliada. Como o cérebro quer economia de energia, os impulsos nervosos procuram os caminhos mais curtos para acessar as informações. Com isso, as crianças chegam facilmente à conclusão mais rápido e são consideradas mais inteligentes. É a psicomotricidade. (Levin, Padovan, Fay)

Educamos as crianças para que em sua vida posterior não sejam só produção humana no lucro das empresas ou consumidores obedientes, mas líderes econômicos, culturais ou políticos. Por volta dos seis anos foi formada a base da sequência da vida.

Dirigimos a criança para que inicie a escola primária psiquicamente equilibrada, autoconfiante e fortalecida.